TERMOGRAFIA
A inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva realizada para medir temperaturas ou observar os padrões de distribuição de calor a partir da radiação infra vermelha. O objetivo é obter informações relativas a condição operacional de um componente, equipamento ou processo.
Esse conceito básico consiste na análise pela visão humana do espectro infravermelho, chamado de termograma. O infravermelho é uma frequência eletromagnética, naturalmente emitida por qualquer corpo com intensidade proporcional a sua temperatura. A termografia é muito utilizada em manutenção na área eletroeletrônica para fazer análises de circuitos em geral, quadros de energias de média e baixa tensão, linhas de alta tensão, subestações, etc. Também podem ser usadas na área mecânica em equipamentos dinâmicos e estáticos.
Como base no conhecimento e análise desses fenômenos medidos por aparelhos específicos que detectam as alterações de temperatura, torna-se possível indicar, com antecedência eventuais defeitos ou falhas e então a partir dos dados coletados fazermos o diagnóstico e análise de tendência de falha. Com isso se torna possível traçar um plano de ação para corrigir o problema e evitar uma parada inesperada e inoportuna de uma máquina ou equipamento.